Diante de tantos itens de consumo como: ipod, celulares, tablet, smarphones, games e outros, a nova geração está perdendo a noção do valor do dinheiro, principalmente quando tais opções veem em forma de parcelamento deixando muito mais tentador adquirir tais produtos. Uma vez que, a parcela cabe quase sempre dentro do orçamento da mesada ou de pequenos valores tentadores mas que no final somam quantias absurdas em relação ao produto adquirido. Mas, sabemos que é difícil controlar nosso próprio orçamento, imagine ensinar os filhos a lidar com dinheiro diante de tantas campanhas publicitárias que atingem diretamente o bolso dos pais. Segundo a autora do livro “Born to buy”, Juliet Schor diz que a tendência das crianças para o consumo é bastante alto, isso porque um bebê de 18 meses já identifica logotipos e antes de completar 2 anos já sabem pedir presentes pela marca. Aos 10 anos, o pré-adolescente tem de 300 a 400 marcas na memória e consome uma quantidade sem precedentes de produtos. Fonte: Istoé ed. Nº 2182. Para evitar tais descontroles financeiros os jovens necessitam de uma boa orientação ainda muito cedo, “porém o grande desafio está em não estimular poupadores demasiados e nem gastadores exagerados”. “Álvaro Modernell. É preciso que a criança aprenda a diferença entre querer e precisar. Confira algumas dicas.
Em que momento devemos começar:
Ainda é muito dificil precisar o momento para iniciar com a educação financeira, mas, especialistas dão boas dicas na hora de apresentar produtos financeiros para os filhos.
- Quando a criança começar a entender o que é gastar e guardar, a mesada poderá ser instituída, isso por volta dos 3 anos;
- Dos 6 aos 10 anos, o dinheiro pode ser semanal, pois se for mensal o volume de dinheiro poderá atrapalhar por causa do maior recurso;
- Enfim, aos 11 anos pode-se fazer jus ao nome e a mesada ser instituída mensalmente;
- Entre os 11 e os 14 anos os produtos bancários já podem ser apresentados aos filhos.
CONFIRA NA PRÓXIMA POSTAGEM A SEGUNDA PARTE DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA JOVENS.
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